Depreciado por Platão, reabilitado por Aristóteles, o conceito de mimesis, ou imitação, desempenha um papel central no desenvolvimento da arte ocidental. Este volume acompanha as várias transformações do conceito, da Antiguidade até o século XX, passando por suas encruzilhadas mais importantes: a Idade Média, quando sofre uma inflexão significativa, com a distinção entre natura naturans e natura naturata; o Renascimento, cujo neoplatonismo permite a um artista como Leonardo explorar empírica e matematicamente a natureza sem romper com o princípio da imitação; e, finalmente, o Romantismo e a Modernidade que, recusando as antigas concepções, percebem a mimesis como um desvio da força criadora do artista, lançam mão de conceitos oriundos de várias disciplinas e tornam a apreciação da obra de arte uma operação de instigante complexidade. A coleção a pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
- Editora: EDITORA 34
- Autores: Selecionado por: LICHTENSTEIN, JACQUELINE
- ISBN: 9788573263152
- Capa: Brochura
- Edição: 3ª EDIÇÃO - 2019
- Formato: 13.00 x 21.00 cm
- Páginas: 144