Ao contrário da lógica da Modernidade, que procede por recusas e exclusões, o discurso sobre a arte no Renascimento é essencialmente cumulativo, empenhado em preservar o legado das experiências históricas anteriores. De Alberti (1404-1472) ao século XVIII, os artistas e autores que se debruçaram sobre o processo da criação pictórica recorreram à noção de ideia como fio condutor.
Sob essa aparente unidade conceitual, entretanto, há uma série de sutis variações. Nos textos de Dürer, Lomazzo, Zuccaro, Poussin, Bellori, Du Bos e outros aqui reunidos, é possível notar como diferentes concepções do belo, da natureza, da verossimilhança, do prazer estético e dos papéis do artista e do artesão evoluíram em equilíbrio entre as exigências da época e os valores herdados da Antiguidade - equilíbrio que os séculos futuros se encarregariam de romper.
A coleção a pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
- Editora: EDITORA 34
- Autores: Selecionado por: LICHTENSTEIN, JACQUELINE | Traduzido por: COSTA, MAGNÓLIA
- ISBN: 9788573263022
- Capa: Brochura
- Edição: 2ª EDIÇÃO - 2021
- Formato: 13.00 x 21.00 cm
- Páginas: 136