Em
Vida para consumo
, Zygmunt Bauman explicita e analisa um traço marcante da sociedade contemporânea: a transformação das pessoas em mercadorias. Ao abordar a questão, o autor reflete de forma ampla sobre o impacto da conduta consumista em diversos aspectos da vida.
A invasão e colonização da rede de relações humanas por visões de mundo e padrões de conduta moldados pelo mercado são alguns dos temas centrais deste livro, no qual Bauman aborda também as fontes de ressentimento, discordância e ocasional resistência às forças dominantes. Essa sutil e penetrante transformação dos consumidores em mercadorias é, como o autor afirma, a principal característica — a verdade oculta, o segredo mais profundo e bem guardado — da sociedade de consumo. As pessoas precisam se submeter a um constante remodelamento para que, ao contrário das roupas que saíram de moda, não fiquem obsoletas.
O autor examina ainda o impacto das atitudes e padrões de conduta consumistas em diversos aspectos aparentemente desconexos da vida social: política e democracia, estratificação e divisão social, comunidades e parcerias, construção de identidade, produção e uso de conhecimento, adoção e propagação de valores.
Vida para consumo
é uma obra fundamental para leitores de Bauman e para qualquer um que se interesse por suas temáticas.
- Editora: ZAHAR
- Autores: AUTOR: BAUMAN, ZYGMUNT | Traduzido por: MEDEIROS, CARLOS ALBERTO | Design da capa ou obra de arte por: OLIVEIRA, BRUNO
- ISBN: 9786559790647
- Capa:
- Edição: 2ª EDIÇÃO - 2022
- Formato: 14.00 x 21.00 cm
- Páginas: 200