O livro “Temas atuais sobre a queixa escolar – em foco, aprendizagem e desenvolvimento” apresenta resultados de estudos e pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de várias universidades públicas do Brasil: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Mato Grosso (UFM), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade de São Paulo (USP). O livro surgiu com o propósito de fazer uma contraposição às concepções de queixas escolares engendradas a partir de um viés naturalizante e biologizante de aprendizagem e do desenvolvimento humano. Os textos aqui apresentados fundamentam suas análises na perspectiva histórico-cultural, que parte de uma concepção de ser humano cujo desenvolvimento do psiquismo subordina-se às leis do desenvolvimento histórico-cultural, isto é, o indivíduo apenas se torna humano apropriando-se da humanidade produzida historicamente. Assim, busca-se romper com a ênfase dada aos aspectos orgânicos e biológicos que individualizam as explicações das queixas escolares, vislumbrando outros olhares que consideram aspectos para além do indíviduo, como os sociais, culturais, econômicos, políticos etc.
- Editora: CRV
- Autores: AUTOR: NEGREIROS, FAUSTON | AUTOR: LEONARDO, NILZA SANCHES TESSARO | AUTOR: SILVA, SILVIA MARIA CINTRA DA | AUTOR: LEAL, ZÁIRA FÁTIMA DE REZENDE GONZALEZ
- ISBN: 9786555783001
- Capa: Brochura
- Edição: 1ª EDIÇÃO - 2020
- Formato: 16.00 x 23.00 cm
- Páginas: 238