Baseado em ampla pesquisa, Antonio Pedro Tota analisa as ações da verdadeira “fábrica de ideologias” criada pelo governo americano para conquistar o apoio brasileiro durante a Segunda Guerra. Uma visão inédita das origens da americanização brasileira, agora em nova edição.
Ponto estratégico na disputa com o Eixo, o Brasil transformou-se durante a Segunda Guerra numa das prioridades da política externa americana. Para o presidente Roosevelt, garantir o apoio do país era indispensável para manter a soberania do continente e, por consequência, dos Estados Unidos. Criou-se então uma agência especial, comandada pelo multimilionário Nelson Rockefeller. O objetivo era promover o estreitamento das relações entre americanos e brasileiros — principalmente através dos meios de comunicação. A agência organizou um verdadeiro “bombardeio ideológico” ao país, divulgando através do rádio, do cinema e das revistas um mundo atraente de consumo e progresso. Não podia ser diferente: encarnado por astros como John Ford, Walt Disney ou Orson Welles, o
American way of life
tornava-se quase irresistível.
Resultado de ampla pesquisa realizada por Antonio Pedro Tota sobre a americanização brasileira,
O imperialismo sedutor
chega agora aos leitores em uma nova edição, com posfácio inédito.
- Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
- Autores: AUTOR: TOTA, ANTONIO PEDRO
- ISBN: 9788535900149
- Capa: Brochura
- Edição: 2ª EDIÇÃO - 2020
- Formato: 14.00 x 21.00 cm
- Páginas: 288