O texto mais influente de Walter Benjamin
O século XX, um século de catástrofes, legou algumas das mentes mais brilhantes como intérpretes do mundo em que vivemos. Um desses grandes expoentes é Walter Benjamin (1892-1940). No seu mais famoso ensaio, ele analisa como as mudanças operadas pela modernidade com o advento da fotografia e do cinema (e as transformações trazidas pelas respectivas técnicas) mexem com o status da obra de arte, retirando-lhe a “aura”, característica que a torna única, experiência da contemplação “aqui e agora”. Com Benjamin, a arte passa a ser pensada de modo diverso: a reprodução deixa de ser tratada como uma mera cópia e passa a ser pensada como a própria obra.
O texto, publicado pela primeira vez em 1936, em francês, na revista do Instituto de Pesquisas Sociais (ponto de convergência de pensadores que daria origem à Escola de Frankfurt), teria ainda outras três versões, todas póstumas. Somente nos anos 80 veio a público a segunda versão, considerada a original, que aqui apresentamos. Com notas e variantes, esta edição oferece, pela primeira vez em língua portuguesa, uma visão global das quatro versões existentes deste que é um dos textos fundamentais para se compreender as mudanças sociais e políticas do século XX, cujos ecos ressoam ainda hoje.
- Editora: L&PM
- Autores: AUTOR(A): BENJAMIN, WALTER | Selecionado por: SELIGMANN-SILVA, MARCIO | Design da capa ou obra de arte por: PINHEIRO MACHADO, IVAN | Traduzido por: VALLADÃO SILVA, GABRIEL
- ISBN: 9788525437167
- Capa: Brochura
- Edição: 1ª EDIÇÃO - 2018
- Formato: 10.70 x 17.80 cm
- Páginas: 176