O livro Lacan e a estrutura da cadeia significante convida o leitor a dar os primeiros passos em direção a esse universo lacaniano no qual o algoritmo de Saussure é a porta de entrada para a concepção da estrutura da linguagem a definir a estrutura do inconsciente.
Uma valiosíssima porta de entrada, que Luciana Salum se propõe a abrir com a chave deixada pelo próprio Lacan – o “Seminário sobre ‘A carta roubada’”, texto escolhido por ele em 1966 para abrir seus Escritos.
A autora sabe que a importância do texto é proporcional à dificuldade de atravessá-lo, e se propõe, pacientemente, a mostrar caminhos para sua leitura, conduzindo o leitor passo a passo na complexa elaboração traçada por Lacan, que começa com o conto de Edgar Allan Poe e vai até o exercício de transformar uma moeda jogada ao acaso em uma estrutura de rede e um repartitório.
Luciana Salum revela-se uma guia generosa, que coloca pedras de passagem nos lugares onde, seja por uma explicação um tanto apressada de Lacan, seja por um erro importante na versão publicada, o caminho parece nebuloso, quase intransitável.
Sua condução habilidosa ajuda o leitor não só a enfrentar a aridez do exercício proposto por Lacan, mas também a compreender como a escolha do conto de Edgar Allan Poe e do jogo da moeda podem mostrar a relação entre estrutura, repetição e cadeia significante.
- Editora: Toró Editora
- Autores: AUTOR(A): SALUM, LUCIANA K. P.
- ISBN: 9786588722114
- Capa:
- Edição:
- Formato: 13.30 x 20.00 cm
- Páginas: 72