Adeus, Maria e outros contos
, do polonês Tadeusz Borowski (1922-1951) oferece um relato profundo e preciso da vida nos campos de concentração nazistas, baseado em sua própria experiência. Seus contos, uma obra-prima da literatura polonesa, permaneceram inéditos no Brasil.
As histórias impressionam por retratar não apenas as atrocidades, mas também as minúcias do cotidiano de Auschwitz e similares. São aquelas histórias que nem sempre aparecem em primeiro plano – os pequenos comércios e contrabandos, os privilégios e corrupções, os golpes, roubos e demais expedientes praticados tanto por carcereiros quanto prisioneiros, por
kapos
ou ajudantes. Todos tentando sobreviver, como podem, à barbárie – com diferentes graus de cinismo, crueldade e desespero.
Os contos abordam desde o cotidiano no gueto de Varsóvia até a vida nos campos de extermínio e, posteriormente, em campos de refugiados na Alemanha. O narrador, Tadek, um intelectual não judeu, apresenta uma visão cínica e pragmática dos horrores que presencia. Borowski nasceu em Jitomir, atual Ucrânia, em 1922, de família polonesa, e viveu diversas atrocidades do século XX, incluindo a deportação dos pais para campos de trabalho soviéticos. Durante a ocupação nazista, envolveu-se, como Tadek, na resistência polonesa e foi preso, enviado para Auschwitz e Dachau. Depois da guerra, voltou à Polônia, onde se dedicou à carreira de escritor. Em 1951 suicidou-se, abrindo o registro de gás do fogão de sua casa.
- Editora: CARAMBAIA
- Autores: Posfácio por: KILANOWSKI, PIOTR | Design da capa ou obra de arte por: CUSTODIO, JULIA | AUTOR(A): BOROWSKI, TADEUSZ | Traduzido por: PENA, MATHEUS MOREIRA
- ISBN: 9786554610698
- Capa:
- Edição: 1ª EDIÇÃO - 2024
- Formato: 13.00 x 19.00 cm
- Páginas: 416